segunda-feira, 26 de setembro de 2011

WIKISPACES - novo tutorial

Um wikispaces é um espaço onde você pode criar páginas gratuitas sobre um tema em particular. Cada espaço pode ter várias páginas, arquivos e imagens.
A wiki é uma tecnologia da Web 2.0, ferramenta que permite publicação coletiva na internet. Do havaiano, wiki wiki, significa muito rápido. As wikis são referenciais e cumulativas, focando em aperfeiçoamento contínuo.
Na educação a wiki pode ser utilizada como um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde o professor medeia e os alunos escrevem. O saber é cumulativo, está sempre em construção, nunca se esgota, podendo ser passado de uma turma para outra. Nesta tecnologia o trabalho é colaborativo e por definição coletivo, tem foco, definição de tarefas e responsabilidades.
Assita ao vídeo "O Que é um WIKI?" e siga o novo passo a passo da WIKISPACES para criação do seu espaço virtual
 

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

GALÁXIA INTERNET

Você está preparado para salvar a Galáxia Internet dos perigos que a rondam?
Jogo online e gratuito ensina estudantes e professores a explorarem os potenciais da web e conhecerem os seus riscos


Um universo absolutamente rico em informações, bastante sedutor e educativo mas também perigoso. Essas características do ambiente web foram retratadas no Galáxia Internet, um jogo que pretende orientar crianças e jovens sobre o uso seguro de recursos e ferramentas digitais.

O game foi desenvolvido pelo Instituto Paramitas, em Parceria com a Child Protection Partnership (CPP) do Canadá, a partir das ideias sugeridas por estudantes brasileiros. Em entrevista à TV Cultura, Teresa Jordão, diretora do Instituto Paramitas, afirmou: "Nós conversamos com as crianças durante todo o processo de desenvolvimento e eles foram nos dando dicas do que eles gostariam de ver no game". 
Assim que você acessar o Galáxia Internet, será recebido por um sorridente "comandante estrelar", com uma nave espacial ao fundo. Depois de clicar em iniciar, basta preencher o cadastro para ter acesso gratuito ao game. Realizado o login, os vários planetas que compõem a Galáxia Internet são apresentados.

Eles exploram temas específicos, todos relacionados ao universo digital: utilização de redes sociais e comunicadores instantâneos, ciberbullying, vírus, dicas de navegação em lan houses, divulgação de fotos, chats, envio e recebimento de emails e sistemas de busca na Internet.

A missão do jogador é transitar por todos estes planetas e conseguir eliminar o perigo iminente em cada um deles. No momento em que isso acontece, o jogador recebe no seu "passaporte" um selo que indica a missão como encerrada e bem sucedida. Aquele que conseguir acabar com os problemas em todos os 10 planetas, pode se considerar o salvador da Galáxia Internet e, muito mais importante do que isso, um internauta bem informado e consciente de seus direitos e deveres como cidadão digital. Conheça cada um dos planetas que você pode visitar: 

AsterÓdio - Sua missão é enfrentar os seres da raça bullying e fazer com que eles parem de desrespeitar as pessoas com brincadeiras inapropriadas. Os bullyings descem altas montanhas do Asteródio, e você não pode deixá-los chegar ao chão.
Planeta Fotolog - O jogo apresenta algumas fotografias e você deve escolher a que não traz informações pessoais comprometedoras (imagem que mostra a sua escola, a praça que você costuma frequentar, a sua casa etc). A cada escolha correta em um grupo de 3 fotos, você pontua.
Planeta OrkuBook - Conheça o Orkubook, a rede social mais famosa de todas as galáxias. Você acabou de montar o seu perfil e está na hora de adicionar seus conhecidos. Você perde pontos se deixar a janela com os perfis desaparecer, recusar o perfil de alguém conhecido ou aceitar pessoas desconhecidas.

Estação Espacial MNS - Este é o local onde você pode conversar online com diversos tipos de seres da galáxia. Mas cuidado, nem todos os personagens são confiáveis. Quatro personagens aparecem na tela, dois conhecidos e dois suspeitos. Ao clicar neles, uma janela de conversa é aberta. Depois de conversar com cada um deles, você deve indicar quais são os contatos suspeitos e os contatos seguros.

Planeta Correio Espacial - Antes de chegar à zona de emails você deve passar por uma área repleta de spams! Você pode fechá-los ou arrastá-los. Depois disso você entra na "zona de email", onde é necessário coletar naves de correios eletrônicos. Existem muitos emails estranhos e de pessoas que tentam se passar por conhecidos seus, esses não podem ser coletados. 

Planeta Googs - Um ser habitante do Planeta Googs vai te desafiar em um jogo de perguntas e respostas. Você deve responder três questões em um tempo determinado. Para isso, é necessário pesquisar sobre o tema da pergunta, seja em uma relação de sites que o jogo oferece (nem todos site apresentam informações confiáveis) ou numa estante virtual com livros.

Lua Gêmea: Lan - Este é um planeta repleto de fliperamas. Basta você clicar no fliperama vazio para testar suas habilidades em jogos virtuais. Muitos seres que vivem nesse planeta são hostis! Não caia em provocações, elas poderão ocorrer!

Lua Gêmea: House - Quatro jogos são apresentados, mas somente um deles é indicado para a idade do jogador. Primeiro, é necessário descobrir o jogo indicado para depois conquistar o direito de ler quatro importantes dicas de comportamento seguro em lan-houses.

Planeta Vírus - Este planeta é habitado por criaturas malvadas que estragam tudo. Por ser um lugar perigoso, você deve ajudar alguns visitantes a fugirem do local em um foguete. No entanto, a nave precisa receber alguns ajustes que devem ser feitos por você. Essa missão é importante, pois o foguete aplicará um anti-vírus em toda a Galáxia Internet.

Constelação Chat - Você deve formar pares entre imagens iguais de habitantes desse planeta, mas precisa tomar cuidado com seres considerados suspeitos. É uma espécie de jogo da memória.


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

BIOLOGIA CELULAR - ANIMAÇÕES

O site traz uma séries de Animações em Biologia Celular. As animações abordam temas como: Mitose, Meiose, DNA, Mitocôndrias, Fotossíntese, Aminoácidos, Anatomia da Célula.

NUTRIÇÃO

O site SÓ NUTRIÇÃO apresenta inúmeras informações a respeito do tema nutrição e alimentação. 
Existe no site um link de jogos online que apresenta 4 jogos: um quiz referente a alimentação, o jogo da pirâmide alimentar, uma palavra cruzada e um jogo para classificar os alimentos quanto ao tipo de nutrientes. O conteúdo é apropriado aos alunos do ensino fundamental.