quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
OS DIFERENTES PROJETOS DA ESCOLA
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
WIKISPACES - novo tutorial
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
GALÁXIA INTERNET
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
BIOLOGIA CELULAR - ANIMAÇÕES
NUTRIÇÃO
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
CIBER CIÊNCIAS
segunda-feira, 27 de junho de 2011
CLONAGEM
Teste seus conhecimentos a esse respeito fazendo você mesmo um clone de rato no laboratório virtual de clonagem CLICK AND CLONE
REPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO DO DNA
Em seguida utilize a simulação TRANSCRIBE & TRANSLATE A GENE para construir com os alunos a transcrição e tradução do DNA. Monte primeiro o RNA-m, digitando as bases nitrogenadas. Depois monte a proteína, lendo a tabela que aparecerá ao lado e puxando cada aminoácido.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
BODY MAPS
O Body Maps é um programa que apresenta um atlas com os sistemas, ossos e músculos do corpo humano. Ele possui a visualização tanto de um modelo masculino quanto feminino. A imagem é em três dimensões, para manter a proporção e o local adequados.Você também tem a possibilidade de girar a figura 360º, para observar no ângulo apropriado.
Interface e funcionamento
O serviço é inteiramente online dispensando a instalação. A interface do aplicativo é bem simples: na parte central é mostrado um modelo de corpo humano, que pode ser masculino ou feminino (basta definir a opção desejada e marcá-la).
Para encontrar alguma parte do corpo humano, basta digitá-la no campo de busca e clicar na lupa presente ao lado dele. Vale lembrar que o nome precisa estar em inglês, pois a interface do aplicativo adota este idioma como padrão. Logo, se você quer buscar por ossos, o certo é inserir o termo “bones”, por exemplo.
Logo abaixo do resultado, quando há mais do que uma ocorrência, você pode escolher uma das sugestões para especificar exatamente o que está precisando. Feito isso, o modelo é carregado com a opção que você selecionou. Você pode clicar no botão de play para movimentar o corpo humano, mostrando todos os ângulos disponíveis.
Para que ele pare em alguma posição, basta apertar o botão de pausar. Você também pode movimentar a barra de rolagem livremente para fazer com que o modelo fique da forma que desejar. Logo acima do manequim, há algumas miniaturas. Elas representam o modelo escolhido, mas por outros aspectos.
Por exemplo, se você estiver observando os ossos do braço, nas miniaturas você pode ver a mesma parte revestida pelo sistema circulatório, com os músculos, revestida pela pele etc.. Para selecionar qualquer uma das imagens disponíveis desta maneira, basta clicar nela. Feito isso, ela aparece no lugar do modelo humano.
Adicionalmente, sempre que o modelo estiver com uma imagem carregada, você pode obter mais informações sobre o que está em exibição. Para isso, basta um clique do mouse sobre qualquer uma das partes mostradas. Essa ação faz com que uma pequena janela de texto mostre mais detalhes sobre a figura em questão (em inglês).
Além disso, o aplicativo também conta com a função de distinguir as partes do corpo, que pode ser acessada clicando em “Body menu”.
Fonte: http://baixaki.com.br/site/dwnld74593.htmsexta-feira, 27 de maio de 2011
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Núcleo de Tecnologias Educacionais de Nova Andradina em parceria com a UFMS/Campus de Naviraí está oferecendo o curso “AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”, tal curso caracteriza-se como um projeto de extensão promovido pela UFMS/Campus de Naviraí - MS voltado para a formação em serviço de professores regentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental quanto ao uso de tecnologias como a TV, o vídeo, o computador e a internet.
Neste sentido, o curso de formação visa à articulação entre a teoria e prática e a integração das TICs no fazer pedagógico dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
O curso tem a duração de 40 horas e está sendo oferecido no formato semipresencial. Contando com 5 encontros presencias e atividades à distância com desenvolvimento de projetos de ensino pelos professores cursistas. O suporte online será a rede NING, sala GEPPETE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas e Tecnologia Educacional).
Na primeira etapa o curso foi oferecido aos professores dos anos iniciais da rede estadual do município de Ivinhema, no período de 26 de Março a 14 de Maio de 2011. Nesta etapa foram contemplados os professores das escolas EE Angelina Jaime Tebet, EE Joaquim Gonçalves Ledo, EE Senador Filinto Muller Sede e Extensão e EE Reynaldo Massi.
A segunda etapa iniciou no dia 28 de Maio de 2011. Esta oferta atende os professores da rede estadual do município de Angélica abrangendo as escolas EE Dr. José Manoel Fontanillas Fragelli, EE Luiz Vaz de Camões e EE Senador Filinto Müller.
A coordenadora e ministrante do curso é a Prof. Ma. Célia Regina de Carvalho (UFMS/Campus de Naviraí – MS). As professoras multiplicadoras Carla Varela e Ronilva de Araújo Pereira do NTE de Nova Andradina são colaboradoras do projeto, como também fazem parte da comissão organizadora do evento e dão o apoio técnico a sua realização.
TRABALHANDO COM INFOGRÁFICOS
Infográficos são quadros informativos que misturam texto e ilustração para transmitir uma informação visualmente. Em vez de contar, o infográfico mostra o conteúdo como ele é, com detalhes mais relevantes e forte apelo visual.
Os infográficos são grande atrativo para a leitura das matérias. Facilitam a compreensão do texto e oferecem uma noção mais rápida e clara dos sujeitos, do tempo e do espaço do conteúdo.
Abaixo alguns links de infográficos:
Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=372
Discovery Channel - http://www.discoverybrasil.com/experiencia/infografias.shtml
Nova Escola - http://revistaescola.abril.com.br/template-busca.shtml?qu=infogr%E1fico%20ci%EAncias
Meio Ambiente - http://planetasustentavel.abril.com.br/infograficos/
Ciências e Saúde - http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/infograficos/
Curiosidades Corpo Humano - http://saude.abril.com.br/subhomes/infograficos.shtml
Biologia - http://www.planetabio.com/planetabio.html
Saúde - http://especiais.ig.com.br/infograficos/?cat=3515&m=Todos&s=+
Revista Galileu - http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,DMS0-17805,00.html
terça-feira, 24 de maio de 2011
KSTARS
KALZIUM
Já está Instalado No Linux Educacional 3.0
segunda-feira, 16 de maio de 2011
ÁCIDOS NUCLEICOS - MÚSICA
quarta-feira, 11 de maio de 2011
FÍSICALAB - SOFTWARE EDUCATIVO
FísicaLab é uma software educativo para resolver problemas de física. É feito com GNUstep e utiliza as bibliotecas GSL (GNU Scientific Library). Os problemas estão definindo a adição de elementos da paleta para o quadro negro, permitindo escrever os dados de cada elemento. Os elementos são objetos como blocos, polias, Móveis, Força, entre outros . Use os sistemas SI e Inglês, notação científica e muitos fatores de conversão. Os problemas que podem ser resolvidos com FísicaLab 0.2, são:
- Cinemática das partículas, inclui movimentos circulares.
- Estática das partículas e corpos rígidos em 2D.
- Dinâmica de partículas em 2D (não inclui dinâmica do movimento circular).
- O calor, o gás de calorimetria, ideal e expansão.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
TIPAGEM SANGUÍNEA
Blood Typing é um jogo que permite trabalhar os Grupos Sanguíneos ABO e o Sistema RH. O jogo possibilita testar o conhecimento do aluno quanto a saber quem pode doar sangue pra quem em uma transfusão sanguínea, o que acontece se alguém recebe o sangue errado e quais são os antígenos e anticorpos dos diferentes grupos sanguíneos.
REVISTA TV ESCOLA - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO 3ª ED. - 2011
Acesse a revista completa clicando aqui.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
COMO EVITAR O COPISMO ESCOLAR NA ERA DA INFORMAÇÃO
O velho dilema do copismo...
Há um tempo atrás, escrevi um artigo no blog, entitulado: o fim do copismo nos trabalhos escolares? Este artigo discute o uso de ferramentas que analisam cada parágrafo do trabalho enviado pelo aluno e o compara com o conteúdo de bilhões de sites da internet.
Mas será que, nós professores, precisamos chegar a este ponto?
1- Valorize a opinião pessoal, as reflexões, idéias e comentários dos alunos: ao pedir trabalhos, utilize termos como "explique com as suas palavras", ou "dê a sua opinião". Da mesma forma, estimule a criação de blogs ou wikis para a troca de idéias.Ufa, é isso aí! Não se faz necessário utilizar todas as dicas, mas selecionar algumas que possam trazer a satisfação de ter um trabalho feito e entregue da maneira correta. Boas aulas!
2- Contextualize o trabalho: um trabalho específico e concreto sobre o assunto estudado será mais difícil de copiar.
3- Incentive a investigação nos trabalhos: que sejam os alunos que, depois da observação do meio, façam as perguntas aos especialistas e a consulta em diferentes fontes.
4- Peça que complementem o texto com outras ações de compreensão: tais como resumos, mapas conceituais, entrevistas, ilustrações, vídeos, fotos, entre outros.
5- Mude o enunciado do trabalho por um caso ou problema a ser resolvido: faça a informação partir de um estudo de caso, fazendo o aluno buscar soluções para dado problema. Isto estimula a compreensão, assimilação e transferência da informação procurada.
6- Utilize a técnica de Caça ao Tesouro: esta técnica faz com que o aluno, além de buscar a informação, analise e compreenda.
7- Peça as fontes utilizadas na pesquisa: muitos alunos não sabem como escrever a bibliografia ou citar um autor dentro do texto e simplesmente copiam da internet. É necessário ensinar como fazê-lo.
8- Utilize Webquests e Miniquests: estas técnicas são baseadas na aprendizagem construtivista e estimulam a investigação.
9- Complemente o trabalho com outros que envolvam a leitura e compreensão do tema: exemplos são apresentações em sala de aula, criação de painéis, fórums de discussão, entre outros.
10- Leve em conta o bom uso da internet nos critérios de avaliação: valorize a redação própria, a seleção da informação, apresentação dos dados mais relevantes sobre o tema, o formato e design do trabalho.